Notícias da AEAMAU

Associação dos Engenheiros Agronômos dos Municípios do Alto Uruguai

Últimas notícias

No dia 23 de novembro de 2024, na cidade de Santa Maria/RS, a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) comemorou seus 100 anos de existência. A trajetória reflete a dedicação contínua na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, defendendo os interesses coletivos da classe e promovendo a excelência na sua formação e em seu exercício profissional, empregando ciência e tecnologia de forma direta na agropecuária para a produção de alimento, fibra e energia.

AEAMAU
Créditos pela Foto: @filipeschaurichfotografia

O evento representa também a contribuição inestimável para o desenvolvimento social, cultural e econômico através do Agro para o Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. A celebração ocorreu no Salão Querência do Clube Recreativo Dores, e contou com a presença de associados, representantes de entidades profissionais, instituições de ensino, pessoas públicas e convidados especiais, representando a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, esteve presente o Engenheiro Agrônomo Ronaldo B. Meireles.

O XI Fórum Norte Gaúcho da Soja, realizado no dia 23 de agosto de 2024, no Ginásio Municipal da cidade de Ipiranga do Sul, reuniu mais de 350 pessoas, entre as quais estavam presentes produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, extensionistas da Emater/RS-Ascar, professores, acadêmicos e diversas lideranças do setor. Durante o evento, foram discutidos temas como desafios e as perspectivas para a cultura da soja, com destaque para o controle químico de doenças, previsões climáticas e análises do mercado.

A cerimônia de abertura contou com pronunciamentos do presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva, e da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Angonese e também estiveram presentes na abertura o presidente da Associação dos Engenheiros dos Municípios do Alto Uruguai, Marlon Casanova; o presidente da ACCIAS, Roberto Galina; e o coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário Ideau, Maurício Scariot.

AEAMAU
Fonte: Jornal Bom Dia - XI Fórum Norte Gaúcho da Soja, 2024.

Em seguida, outro assunto tratado foi a fixação da anuidade para o exercício do ano de 2025, onde foi apresentado uma proposta que foi acolhida por unanimidade entre os associados presentes na assembleia.
Com público presente que superou 350 pessoas, dentre os quais produtores rurais, engenheiros agrônomos, demais técnicos da área, acadêmicos e lideranças, que teve uma programação recheada de palestras informativas e essenciais para quem atua na agropecuária, como sobre “Caruru: como aprender com o erro dos outros?” pelo engenheiro agrônomo e doutor Anderson Nunes Gabardo, “Análise e Perspectivas para o Mercado de Soja 2024/2025” pelo economista chefe da FARSUL, Antonio da Luz, “Clima: Previsão climática para primavera e Tendências para o verão 2024/2025” pelo meteorologista Flávio Varone, e por final “Desafios e perspectivas do controle químico de doenças em soja” pela engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia, Carolina Deuner.

AEAMAU
Fonte: Jornal Bom Dia - XI Fórum Norte Gaúcho da Soja, 2024.

O XI Fórum Norte Gaúcho da Soja reafirmou sua importância como um espaço para troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura na região e no estado do Rio Grande do Sul especialmente.

Em 26 de abril de 2024, aconteceu no Centro Comunitário Centenário, na cidade de Getúlio Vargas, o XI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, um evento de grande importância para o setor agropecuário regional, especialmente para produtores, pesquisadores, técnicos e analistas envolvidos com as culturas do trigo e do milho.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva; presidente da ACCIAS, Roberto Paulo Gallina; gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Angonese; presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai, Marlon Casanova; coordenador do curso de Agronomia da Unideau, Professor Mauricio Albertoni.

Nos pronunciamentos de Luiz Carlos da Silva e Mauricio Soligo, ambos enalteceram a importância da realização do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho para trazer informações estratégicas sobre as duas culturas de inverno, visando aumentar a produtividade das lavouras e gerar renda para os produtores. Segundo eles, o resultado destes 11 anos de realização do evento é o aumento de produtividade nas lavouras de toda a região.

AEAMAU
Fonte: Jornal Boa Vista - XI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, 2024.

Em seguida, outro assunto tratado foi a fixação da anuidade para o exercício do ano de 2025, onde foi apresentado uma proposta que foi acolhida por unanimidade entre os associados presentes na assembleia.
O público presente superou 350 pessoas, dentre os quais produtores rurais, engenheiros agrônomos, demais técnicos da área, acadêmicos e lideranças, que teve uma programação recheada de palestras informativas e essenciais para quem atua na agropecuária, como sobre “Clima: Perspectivas para 2024 & tendência para 10 anos” pelo meteorologista Luiz Carlos Molion, “Desafios e perspectivas do controle químico de doenças em trigo” pela engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia, Carolina Deuner, “Como controlar doenças em milho” pelo engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia, Lucas Navarini, e a análise econômica dos mercados de milho e trigo pelo economista chefe da FARSUL, Antonio da Luz.

AEAMAU
Fonte: Jornal Boa Vista - XI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, 2024.

O Fórum é uma realização do Sindicato Rural, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Uruguai (Aeamau), Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Industrial de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), Emater/RS-Ascar e Universidade Unideau.

Nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro de 2024, a AEAMAU realizou sua Assembleia Geral Ordinária, entre os assuntos tratados na noite, a tomada das contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial, do exercício social e financeiro, iniciado em 01 de janeiro e encerrado em 31 de dezembro de 2023. Após análise e aprovação do Conselho Fiscal, composta pelo Eng. Agr. Elessandro Antônio Kaczanoski, o Eng. Agr. Leandro Munaretto Granella e o Eng. Agr. Luiz Carlos da Silva, a prestação de contas foi submetida a assembleia a qual aprovou integralmente.

AEAMAU
Foto: Presidente da AEAMAU, realizando a explanação da Prestação de Contas na Assembleia Geral Ordinária de 28 de fevereiro de 2024.

Em seguida, outro assunto tratado foi a fixação da anuidade para o exercício do ano de 2025, onde foi apresentado uma proposta que foi acolhida por unanimidade entre os associados presentes na assembleia.
Após, submeteu-se para apreciação da Assembleia, os membros candidatos à eleição, sendo todos aprovados e em seguida realizou-se a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, para um mandato até 31 de dezembro de 2025. A votação foi realizada e com aprovação por unanimidade, foi eleita e no final da Assembleia, foi empossada a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

AEAMAU
Foto: O Presidente Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles, da 13a Administração da AEAMAU (à esquerda da imagem), transmitindo o cargo e dando posse ao novo Presidente eleito o Eng. Agr. Marlon Casanova, para a 14a Administração da AEAMAU (à direita da imagem).

Por fim, foi tratado de outros temas importantes para a AEAMAU, como por exemplo, o Projeto que institui a criação do “Mérito Agronômico AEAMAU”, onde através da entidade, são eleitos e premiados os colegas que exercem ou exerceram suas atividades profissionais classificadas em cinco categorias, Mérito Agronômico em Atividade de Apoio às Cadeias Produtiva, Mérito Agronômico em Ensino, Mérito Agronômico em Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, Mérito Agronômico em Produção, Mérito Agronômico em Atividade de Representação e, uma sexta categoria ainda, são destinadas a uma parcela que visa reconhecer o desempenho dos futuros colegas, que são os estudantes de graduação em agronomia, através do prêmio Mérito Estudantil em Agronomia. Este e outros projetos foram submetidos a apreciação da assembleia e foram aprovados pelos presentes.

O IFRS – Campus Sertão, realizou na manhã do dia 23 de fevereiro de 2024, no Auditório do Centro Administrativo do IFRS, na cidade de Sertão, a Seção Solene de Colação de Grau (de gabinete) de Bacharelado em Agronomia, presidida pelo Diretor-Geral, Odair José Spenthof, com a presença do Coordenador do Curso, Eng. Agr. Márcio Luiz Vieira, entre outras autoridades, presente também a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, que foi representada pelo seu Vice-Presidente, o Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira.

A turma com 9 novos bacharéis em agronomia, é composta pelos seguintes membros: Anderson Elias Menegaz, Cláudio Carvalho dos Santos, Darlan Biazus, Emanuel Henrique Basso, Felipe Júnior Moreira, Gustavo Pavinatto Plucinski, Ligiany Reginatto Oliveira, Mateus De Mello e Vinícius Forcelini Endrigo.

AEAMAU
Foto: Créditos para a AEAMAU. Foto do Vice-Presidente da AEAMAU, o Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira, no momento do recebimento do Grau de Bacharel em Agronomia de um dos formandos no dia 23 de fevereiro de 2024.

Na oportunidade o Vice-Presidente da AEAMAU, fez uso da palavra e destacou a importância dos profissionais estarem completamente legalizados e registrados em suas entidade de classe, valorizando a profissão e conferindo a sociedade maior segurança, através de profissionais legalmente reconhecidos e com competência comprovada, em seguida, parabenizou todos os formandos e desejou votos de muito sucesso na nova caminhada. A AEAMAU está de portas abertas para acolher à todos os colegas e futuros colegas que desejarem participar desta distinta entidade, que é a maior associação de classe de agronomia do Norte Gaúcho do Estado do Rio Grande do Sul.

A URI Erechim, realizou na noite de sábado dia 17 de fevereiro de 2024, no Salão de Atos da URI, na cidade de Erechim, a Seção Solene de Colação de Grau de Bacharelado em Agronomia, presidida pelo Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo, com a presença do Coordenador do Curso, Amito José Teixeira, entre outras autoridades, com destaque para a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, que foi representada pelo seu Presidente, o Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles.

A turma com 12 novos bacharéis em agronomia é composta pelos seguintes membros: Aduana Aparecida Graziolli, Deivison Guilherme Andrade, Franciele Rotava, Gilberto Segundo Capelesso, Henrique Dall’Igna, Hueliton José Strogulski Magnanti, Luís Henrique Nava de Oliveira, Mateus Pablo Smaniotto, Mateus Santori Tomazeli, Matheus Gaboardi, Tuane Monise Clein e Vinícius João Sliwinski.

AEAMAU
Foto: Créditos para a agência de formatura. Foto da Enga. Agra. Tuane Monise Clein, com o Certificado de Mérito Acadêmico AEAMAU, recebido na Colação de Grau de Bacharel em Agronomia no dia 17 de fevereiro de 2024.

A turma composta por 25 novos bacharéis em agronomia, é composta pelos seguintes membros: Airton Klein de Souza, Aline Diovana Ribeiro dos Anjos, Ândrea Machado Pereira Franco, Augusto Pádua e Silva, Camila Viasdeski de Oliveira, Daniel Paulo Dariva, Daniela Saturnino de Souza, Diogo Brancher Reffatti, Douglas Alessandro Haboski, Douglas Borsuk, Fabiane Ferrasso (Parabenizada pela conclusão do curso), Franciele Borghelot, Gabrieli Enge Zamboni, Gisele Bigolin, Guilherme José Biesek, Jeferson Luis Trindade, Keoma Reis de Sá, Lucas Meira Catto, Lucas Simon, Marielyn Moresco, Moisés Marcos Marciag, Sabrina Camila Pigatto, Sayane Zanchet, Tailana Iager, Tuane Tochetto e Willian Luiz Favaretto.

Na oportunidade o Presidente da AEAMAU, conferiu homenagem a aluna destaque durante a graduação, Tuane Monise Clein, por ter obtido o melhor desempenho acadêmico no período correspondente e, entregou o Certificado de Mérito Acadêmico AEAMAU. Em nome da AEAMAU, fica nossos parabéns a aluna destaque, assim como a todos formandos e, votos de muito sucesso na nova caminhada. A AEAMAU está de portas abertas para acolher à todos os colegas e futuros colegas que desejarem participar desta distinta entidade, que é a maior associação de classe de agronomia do Norte Gaúcho do Estado do Rio Grande do Sul.

A Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, realizou na noite de sábado dia 10 de fevereiro de 2024, no CTG Sentinela da Querência, na cidade de Erechim, a seção solene de colação de grau de Bacharel em Agronomia, presidida pelo Pró-Reitor Prof. Dr. Élsio José Corá, com mesa composta com as demais autoridades, entre elas a Coordenadora Acadêmica Profa. Dra. Cláudia Adriana da Silva, pelo Coordenador do Curso de Graduação em Agronomia Prof. Dr. Alfredo Castamann, pelo Paraninfo da turma Prof. Dr. Leandro Galon e pelo Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, o Eng. Agr. MSc. Ronaldo Bernardon Meireles, representando o CREA-RS.

AEAMAU
Foto: Créditos para a agência da formatura. Foto da turma de formandos de Bacharel em Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, de fevereiro de 2024.

A turma composta por 25 novos bacharéis em agronomia, é composta pelos seguintes membros: Airton Klein de Souza, Aline Diovana Ribeiro dos Anjos, Ândrea Machado Pereira Franco, Augusto Pádua e Silva, Camila Viasdeski de Oliveira, Daniel Paulo Dariva, Daniela Saturnino de Souza, Diogo Brancher Reffatti, Douglas Alessandro Haboski, Douglas Borsuk, Fabiane Ferrasso (Parabenizada pela conclusão do curso), Franciele Borghelot, Gabrieli Enge Zamboni, Gisele Bigolin, Guilherme José Biesek, Jeferson Luis Trindade, Keoma Reis de Sá, Lucas Meira Catto, Lucas Simon, Marielyn Moresco, Moisés Marcos Marciag, Sabrina Camila Pigatto, Sayane Zanchet, Tailana Iager, Tuane Tochetto e Willian Luiz Favaretto.

Na oportunidade o Presidente da AEAMAU, conferiu homenagem a aluna destaque durante a graduação, Ândrea Machado Pereira Franco, por ter obtido o melhor desempenho acadêmico no período correspondente e, entregou o Certificado de Mérito Acadêmico AEAMAU. Em nome da AEAMAU, fica nossos parabéns a aluna destaque, assim como a todos formandos e, votos de muito sucesso na nova caminhada, a AEAMAU esta de portas abertas para acolher à todos os colegas e futuros colegas que desejarem participar desta distinta entidade, que é a maior associação de classe de agronomia do Norte Gaúcho do Estado do Rio Grande do Sul.

AEAMAU
Foto: Créditos para a agência da formatura. Foto da Enga. Agra. Ândrea Machado Pereira Franco, com o Certificado de Mérito Acadêmico AEAMAU, recebido na Colação de Grau de Bacharel em Agronomia no dia 10 de fevereiro de 2024.

O Centro Universitário IDEAU, na cidade de Getúlio Vargas, realizou na sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024, a seção solene de colação de grau de Bacharel em Agronomia, presidida pelo Diretor de Ensino Superior do Centro Universitário IDEAU, professor Gustavo Wentz, contou com a presença do Coordenador do Curso de Agronomia professor Eng. Agr. Dr. Maurício Albertoni Scariot e com o Eng. Agr. MSc. Ronaldo Bernardon Meireles, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, representando o CREA-RS.

AEAMAU
Foto: Créditos para a agência da formatura. Foto da turma de formandos de Bacharel em Agronomia do Centro Universitário IDEAU de fevereiro de 2024.

Os novos bacharéis em agronomia, são: Alyson Perondi Sagiorato, Cleiton William Boff, Daiane Campeol, Eduarda Assis de Lima Pereira, Felipe Mateus Bartzch, João Marcos Miola Julianotti, Jocemar Antônio Artuzzo, Joel Rodrigues da Silva, Luana Maria Muller, Mábia Giovanoni Bertuzzi, Mateus Ongaratto Pan, Micheli Fátima de Abreu, Natalino Marció Júnior e Nediane Busatta Rigo. Na ocasião, o Presidente da AEAMAU, conferiu homenagem a aluna destaque durante a graduação, Daiane Campeol, por ter obtido o melhor desempenho acadêmico durante a graduação, entregando o Certificado de Mérito Acadêmico AEAMAU. Em nome da AEAMAU, fica nossos parabéns a aluna destaque e a todos formandos e, votos de muito sucesso na nova caminhada, a AEAMAU esta de portas abertas para acolher à todos os colegas e futuros colegas que desejarem participar da nossa associação.

AEAMAU
Foto: Créditos para a agência da formatura. Foto da Enga. Agra. com o Certificado de Mérito Acadêmico AEAMAU, recebido na Colação de Grau de Bacharel em Agronomia no dia 02 de fevereiro de 2024.

O 13° Presidente da AEAMAU, o Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles e, seu Vice-Presidente, o Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira, representantes da AEAMAU junto ao Sistema CREA/CONFEA, receberam treinamento no dia 10 de janeiro de 2024, em Porto Alegre, para novos Conselheiros do CREA-RS.

AEAMAU
Foto: Leonardo G. Cera, Treinamento para novos Conselheiros do CREA-RS, 2024.

A posse dos novos Conselheiros para o exercício de 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026, aconteceu no dia 11 de janeiro de 2024, no evento de Posse Solene, da nova gestão da Enga. Amb. Nanci Cristiane Josina Walter, que foi reconduzida à função de Presidente do CREA-RS, para o exercício no mesmo período.

AEAMAU
Foto: Guilherme Almeida, Discurso de posse da Presidente do CREA-RS, Enga. Amb. Nanci Walter, 2024.

Durante o evento, foi empossada para Diretora Geral da Mútua-RS, a também associada da AEAMAU, a Enga. Agra. Dra. Andréa Brondani da Rocha, que passa a dirigir à MUTUA-RS, também no período de 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026.

AEAMAU
Imagem: Youtube.com, Discurso de posse da Diretora Geral da Mútua-RS, Enga. Agra. Dra. Andréa Brondani da Rocha, 2024.

A AEAMAU, através do Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles, passa ainda a desempenhar também outras funções, como Coordenador Suplente da Regional Planalto do Colégio de Entidades Regionais do CREA-RS (CDER) e, passa a fazer parte ainda da Comissão de Ética do CREA-RS, pela Câmera Especializada de Agronomia (CEAGRO).

A AEAMAU em parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar do município de Sertão, realizaram no dia 04 de dezembro de 2023, na sala de reuniões da Associação Empresarial Sertanense, reunião técnica sobre o anexo 19 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sobre a Portaria 538/2022, que regula, dentre outros temas, a produção e a utilização de sementes salvas na propriedade rural pelos agricultores. A medida atualiza normas para o uso próprio de sementes salvas e mudas. A Declaração de Uso Próprio é obrigatória, garantindo o bom funcionamento do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM) disposto pela Lei 10.711/2003, afirma o Eng. Agr. Diego Canez, consultor de colheita da Bayer, que explanou o assunto.

AEAMAU
Reunião Técnica Sobre o Anexo 19 do MAPA, Gilmar G. Boeira, 2023.

Canez salienta ainda que, dentre outras demandas, os dados da quantidade de sementes salvas, como o produtor deve declarar o uso no ato do plantio, o valor informado, alterações necessárias, prazo, local de plantio, devem ser registrados, e a reserva técnica permitida será de até 10% – essa possibilidade já era citada no Decreto 10.586/2020, com vistas ao atendimento de eventual necessidade de replantio, mas não havia definição sobre o percentual. Dessa forma, é preciso calcular a quantidade de sementes conforme a área estimada, de acordo com as recomendações de semeadura para a cultivar e para a tecnologia empregada.

Também foi destacado que, como as sementes possuem biotecnologia empregada, também é preciso fazer o pagamento de royalties à empresa detentora, devido à proteção dos direitos de propriedade intelectual. As empresas exigem a declaração para cálculo do royalty sobre a semente salva. O Mapa não tem relação ou compromisso com essa cobrança, portanto, o contato deve ser feito diretamente com a empresa pelos canais de atendimento. Por fim, a declaração não é complexa, mas é necessária e importante que o produtor rural caso não saiba realizar o correto preenchimento, procure orientação especializada antes de realizar o preenchimento do documento, evitando assim, o descumprimento das normas e dos prazos definidos oficialmente.

No final da reunião, o Eng. Agr. Ronaldo Meireles, agradeceu a presença de todos, ressaltou que a AEAMAU celebra seus 40 anos de existência em 2023, especialmente dedicados ao seu quadro de associados, mas que atua em colaboração com nossos apoiadores financeiros e demais parceiros, em todas as ações possíveis, para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio a nível regional e nacional.

A AEAMAU promoveu no dia 12 de outubro a segunda edição de integração entre os associados e seus dependentes, entidades da classe agronômica e apoiadores, denominada INTEGRA AEAMAU. O evento celebra uma série de simbologias importantes para os participantes, em especial, porque comemora-se o dia do Engenheiro Agrônomo, profissional que teve sua profissão regulamentada a 90 anos, nesta mesma data, no dia 12 de outubro de 1933, através do decreto 23.196/33, assinada pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. O Engenheiro Agrônomo é o profissional que combina fatores de produção com eficiência técnica e econômica, aplica e desenvolve os conhecimentos científicos e tecnológicos, projeta e conduz pesquisas, interpreta os resultados e difunde os conhecimentos. Ainda, a partir da identificação dos problemas, propõem soluções, podendo adotar, desenvolver ou aperfeiçoar tecnologias. Atua com espírito empreendedor”.

AEAMAU
Esposas de associados tomando chimarrão no Integra AEAMAU, 2023.

O evento celebra também os 40 anos de fundação da AEAMAU, que aconteceu no dia 14 de outubro de 1983, a qual anteriormente denominava-se Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas – AEAGV, sendo que após a reforma estatutária de 2022, passou então a denominar-se Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai - AEAMAU. A confraternização deu-se por um almoço, onde os participantes, após um delicioso almoço, cantaram parabéns, em tono do bolo dos 40 anos da AEAMAU.

AEAMAU
Almoço com os associados e seus familiares no Integra AEAMAU, 2023.

AEAMAU
Bolo dos 40 anos da AEAMAU no Integra AEAMAU, 2023.

Durante o evento, o Presidente da AEAMAU fez o uso da palavra e anunciou que seria realizado a entrega de placas comemorativas dos 40 anos a todos os associados, simbolizando o espírito de união entre todos, na busca de objetivos comuns a todos, através de uma representação comprometida em buscar resultados para todos.

AEAMAU
Mesa com placas personalizadas, pelos 40 anos da AEAMAU no Integra AEAMAU, 2023.
À esquerda, o atual Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Ronaldo B. Meireles entregando a placa em homenagem aos 40 anos da AEAMAU, ao 12° Presidente da então AEAGV (a direita), o Eng. Agr. Luiz Carlos da Silva, que bravamente conduziu a associação por aproximadamente 16 anos. A entrega também simboliza, a união entre todos os profissionais, e a continuidade na busca de objetivos comuns à todos em gestões subsequentes.
AEAMAU
O atual Presidente Eng. Agr. Ronaldo B. Meireles (à esquerda na foto) entregando a placa dos 40 anos da AEAMAU, ao 12° Presidente, Luis Carlos da Silva (à direita na foto) no Integra AEAMAU, 2023.

Também durante o evento, o presidente agradeceu a presença de todos e lembrou que durante o período de existência da AEAMAU, vários colegas fizeram parte da entidade ao longo dos 40 anos, “vários fazem parte de nossa associação, mas não esqueceremos nunca, os que por motivos divinos, não estão entre nós. Inclusive, lembro que em 06/10/2022, nosso então colega e 6° Presidente da AEAMAU nos deixou, sendo que, por respeito e em luto, suspendemos nossas programações até dezembro, onde, no dia 01 de dezembro realizamos a primeira edição deste mesmo evento. Fica eternamente em nossa memória, nossos queridos colegas que se foram”.

Em seguida, foi realizada distinção, com entrega de certificados, a todos os sócios ativos e em dia com a AEAMAU, que foram Fundadores da AEAMAU, Ex-Presidentes, membros da direção ou conselho fiscal da AEAMAU, ou ainda, que representam a AEAMAU junto à entidades de classe, ao qual a AEAMAU tem registro ou afiliação, como é o caso na SARGS ou no Sistema CREA/Confea.
AEAMAU
Sócio Fundador, Eng. Agr. Rui Fernando Scalon, recebendo distinção no Integra AEAMAU, 2023.
Após, e não menos importante, o dia 12 além de comemorarmos o dia do Engenheiro Agrônomo, também comemoramos o dia da criança. Para não deixarmos as crianças sem entretenimento nesta data entre os adultos, foram distribuídos presentes entre as crianças, com uma dinâmica divertida e valorosa, onde o pai de dada criança presente, realizou o sorteio de um presente e todas as crianças presentes no INTEGRA AEAMAU receberam um presente da entidade através das mãos dos seus pais.

AEAMAU
O associado, Eng. Agr. Dr. Anderson Luis Nunes entregando o presente ao seu filho Bento e sua filha Catarina no Integra AEAMAU, 2023.
O dia foi maravilhoso, de muita integração e, já quase no final, tivemos o colega associado da AEAMAU, o Eng. Agr. Paulo Cesar Baruffi, formalizando o convite a sua filha acadêmica do curso de Agronomia, a fazer parte como sócia da AEAMAU, onde foi realizada a entrega de um “PIN” com o símbolo da Agronomia, produzido pela AEAMAU.

AEAMAU
O associado, Eng. Agr. Paulo Cesar Baruffi, entregando “PIN” a sua filha, acadêmica do curso de Agronomia, no Integra AEAMAU, 2023.
O colega associado, Eng. Agr. Dr. Anderson Luis Nunes, convidando o Eng. Agr. Antônio Carlos Moraes Brandão a se associar na AEAMAU, sendo que o colega convidado deu a palavra que se associará.
AEAMAU
Eng. Agr. Dr. Anderson Luis Nunes, entregando “PIN” da agronomia ao Eng. Agr. Antônio Carlos Moraes Brandão, como convite para se associar na AEAMAU, no Integra AEAMAU, 2023.

No final do evento, todos associados(as) presentes, receberam um chapéu da AEAMAU, item importante que serve para proteção, aos que necessitam deslocar-se sob o sol.
AEAMAU
Chapéus da AEAMAU entregues aos associados, no Integra AEAMAU, 2023.

No final do evento, todos agradeceram pela oportunidade de estarem juntos nesta data, unidos, trabalhando, confraternizando e conduzindo suas vidas e profissão, com o objetivo do bem comum coletivo e com a determinação, comprometimento e dedicação para elevar a AEAMAU e a Agronomia. 

Na cidade de Pelotas (RS), aconteceu a 33ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA 2023). Durante quatro dias, cerca de mil pesquisadores, professores, profissionais da área e estudantes de todo o Brasil se reuniram para discutir temas ligados à atividade e aos desafios para a formação de novos agrônomos e garantia da segurança alimentar no País. O evento foi promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos Brasileiros (Confaeab) em parceria com a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e com o apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel).

Durante o evento ocorreu à premiação de estudos de acadêmicos de diferentes partes do Brasil, sendo 15 deles destacados como os melhores entre os 210 trabalhos apresentados, e destes, quatro do município de Pelotas. Evidenciada também a preocupação dos engenheiros agrônomos em continuar contribuindo com a produção de alimentos no País, combatendo a fome e desigualdades, mas sem esquecer de avançar em novas tecnologias e ações que garantam o uso e preservação do solo e recursos hídricos, resultou inclusive em encaminhamentos importantes da chamada Carta de Pelotas, documento aprovado por aclamação por todos os representantes de associações da classe dos estados brasileiros. No texto que sintetiza alguns dos encaminhamentos e propostas do CBA 2023, há como meta ter como referência a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as políticas e projetos.

A Carta indica também o reconhecimento de que agricultura é afetada e também impactante na mudança do clima, necessitando de medidas de adaptação e mitigação dos gases de efeito estufa, apontando ainda que as entidades da engenharia agronômica criem um fórum permanente sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura e sobre uso sustentado da biodiversidade.

No que diz respeito a avalição com atribuições e formação, para o presidente da Confaeab, o Congresso realizado em Pelotas cumpriu sua tarefa de colocar em discussão também assuntos que dizem respeito ao futuro da agronomia. Especialmente no que diz respeito à formação nas faculdades e garantia de segurança jurídica para os engenheiros durante a atuação.

"A agronomia está em um momento decisivo. O tema do Congresso foi sobre as atribuições profissionais. Comparo isso a um combate. Não vamos negociar nossas atribuições. O engenheiro agrônomo é um profissional sistêmico, eclético e holístico por natureza”, destaca Kleber Souza dos Santos, apontando a discussão quanto a eventuais mudanças nas atribuições previstas pela legislação e pelo Decreto 23.196/1933.

Também encaminhada durante o Congresso e constando na Carta de Pelotas, a criação de um selo de acreditação não obrigatório às instituições de ensino como forma de avaliar a qualidade dos cursos de Agronomia é defendida pela Confaeab. “Queremos propor isso para que a Confederação crie um ranking próprio, que não substituiria a avaliação do MEC (Ministério da Educação), mas pode valorizar e estabelecer diferenciais que exaltem os melhores cursos”, defende Souza.

Todos os créditos para:
Fonte: CBA 2023 - Congresso Brasileiro de Agronomia
Assessoria de imprensa/Satolep Press
Gabriela Mazza (53) 999832398 – Vinicius Peraça (53) 999827222

AEAMAU
Imagem fornecida por Nilton Cipriano Dutra de Souza no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA 2023).

Participaram do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA 2023) o(a)s colegas associados da AEAMAU, Enga. Agra. Andréa Borndani da Rocha, Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera e o Eng. Agr. Nilton Cipriano Dutra de Souza. Nilton destaca a importância da participação dos profissionais e futuros profissionais nos Congressos Brasileiro de Agronomia, pois, acaba sendo uma oportunidade para debates e encaminhamentos importantes para no âmbito profissional, expandindo oportunidades no que se refere ao conhecimento, assim como para network. 

A AEAMAU, atenta para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus associados, realizou no dia 14 de setembro, às 19:30 horas, em parceria com a Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS) e com a Vox2you, que é uma das maiores e mais conceituadas escolas de oratória da América Latina, palestra para conscientizar e mobilizar os participantes sobre a importância da comunicação eficiente, intitulada “Como transformar a fala em resultados”.

Todos sabemos da importância da comunicação, especialmente para a vida profissional, onde devemos estabelecer uma mensagem clara e objetiva, para trabalhar bem com nosso interlocutor, ou em equipe, assim como para liderar. Comunicar-se de forma adequada também é necessário para lidar com clientes, parceiros e fornecedores, seja para negociar, persuadir ou fazer acordos.
A palestrante Jucélia Pires, ressaltou que todas as atividades que realizamos envolve a comunicação, isso porque mesmo que a pessoa trabalhe sozinha, terá que apresentar ou entregar seu produto ou serviço a alguém e, para isso, é preciso haver uma troca de mensagens.

Como vantagens de uma boa comunicação na vida profissional temos:
- melhora no clima e integração da equipe;
- aumento na produtividade e inovação;
- aumenta a motivação para trabalhar;
- evita retrabalhos e erros e;
- aprimora o contato com clientes e parceiros.

Para melhorar a comunicação, o primeiro passo é pensar na pessoa que tem o papel de interlocutora, porque o jeito de conversar com colegas e líderes no trabalho, é bem diferente de como você conversa com alguém da sua família, então, verifique as formalidades exigidas para que você possa transmitir sua mensagem de maneira eficiente, evitando utilizar termos impróprios que poderiam trazer algum desconforto na conversa ou prejudicar sua imagem profissional. A definição do canal é muito importante, é claro que aquele bate-papo mais informal é sempre preferível, contudo, se você necessita de uma resposta imediata para dar continuidade a um projeto importante, a conversa presencial é o mais indicado. O cuidado com gírias ou abreviações é sempre importantíssimo, evitando assim desatenção e desinteresse com o interlocutor ou com o grupo, podendo levar ao desinteresse e perda de resultados dos objetivos inicialmente desejados.

Repassar mentalmente o que você quer transmitir antes de entrar em uma reunião, pode evitar o risco de não mencionar algum ponto importante e, ir direto ao ponto, é outro aspecto importante para uma boa comunicação no ambiente corporativo, evitando rodeios quando se trata das relações de trabalho, apresentando o que é necessário. Uma boa comunicação é fundamental em vários aspectos da nossa vida, na profissão, ganha uma importância ainda maior, pois permite ter um relacionamento mais transparente e objetiva com as equipes e ajuda ainda a dar e receber feedbacks claros e construtivos, auxiliando a ascensão profissional de todos.
A Vox2you desenvolve cursos de aperfeiçoamento pessoal em oratória em vários formatos, destacando: 

AEAMAU
Vox2you | Passo Fundo, 2023.

Realizou-se no dia 18 de agosto de 2023, na cidade de Ipiranga do Sul, o X Fórum Norte Gaúcho da Soja. Com o protagonismo do Sindicato Rural de Getúlio Vargas e apoio de diversas organizações para a sua realização, entre elas a AEAMAU, o evento foi considerado um sucesso pela equipe organizadora do evento.
O evento contou com a participação de Engenheiros Agrônomos e produtores rurais da região, e na oportunidade foram debatidas questões técnicas fundamentais para o sucesso na produção de soja, além de ressaltar alternativas para mitigar perdas decorrentes de condições ambientais desfavoráveis a obtenção de altos rendimentos da cultura do soja previstas para o período.

AEAMAU
Créditos pela foto: Ronaldo Bernardon Meireles, 2023. Foto do público presente no X Fórum Norte Gaúcho da Soja.

Em sua 10 edição, contou com um público de cerca de 350 pessoas, dentre os quais produtores rurais, engenheiros agrônomos, demais profissionais da área, acadêmicos e lideranças, que acompanharam o painel com debates entre o Eng. Agr. MSc. Diego Alessio tratando sobre “Agricultura regenerativa” e o Eng. Agr. Dr. Telmo Jorge Carneiro Amado tratando sobre “Construção de perfil favorável ao enraizamento”, mediado pelo Eng. Agr. MSc. Fabiano Paganella, onde foi destacado a importância da agricultura regenerativa e o papel do perfil do solo nos rendimentos em soja. Após o painel, palestrou o economista da FARSUL Ruy Silveira Neto, sob o tema “Fundamentos e perspectivas do mercado de soja”, o qual enfatizou o cenário comercial da comercialização agrícola baseado nos estoques, previsão de colheita e consumo e câmbio. Na sequência o Físico, Dr. Luiz Carlos Molion sob o tema “Perspectivas do clima para 2023/2024 e sua tendência para 15 anos”, ressaltou os fenômenos causais da El Nino, La Nina entre outros e a formação climática no Brasil, especialmente na Região Sul do Brasil e seus aspectos para o período da próxima safra. Por fim, o Eng. Agr. Dr. Anderson Luis Nunes palestrou sobre “Controle de Plantas daninhas na cultura da soja: desafios e oportunidades”, onde destacou situações específicas para o controle e manejo de plantas daninhas de difícil controle na cultura da soja.

AEAMAU
Créditos pela foto: Ronaldo Bernardon Meireles, 2023. Foto do Eng. Agr. Dr. Anderson Luis Nunes palestrando no X Fórum Norte Gaúcho da Soja.

O X Fórum Norte Gaúcho da Soja foi um sucesso, e consolida-se como o evento mais importante da região e entre os mais destacados eventos do estado em sua temática, com o propósito de levar conhecimento e informação para o campo, gerando renda e desenvolvimento no agronegócio de forma imediata.

A AEAMAU juntamente com a Syngenta, promoveram palestra técnica na noite de 28 de julho de 2023, onde o pesquisador Eng. Agr. Mateus Zanatta, discorreu sob o tema “Manejo de doenças do trigo em período de El Nino, que tratou sobre as principais doenças que afetam a cultura do trigo, especialmente em períodos com a ocorrência de El Nino.
O evento contou com a participação de Engenheiros Agrônomos e produtores rurais da região, e na oportunidade foram debatidas questões técnicas fundamentais para o sucesso na produção de trigo, além de ressaltar alternativas para mitigar perdas decorrentes de condições ambientais desfavoráveis a obtenção de altos rendimentos da cultura do trigo previstas para o período.
Em seguida, o Eng. Agr. Dr. Laércio Hoffmann, palestrou sobre o tema “Inovações Syngenta em trigo”, onde destacou os produtos, as técnicas, posicionamentos técnicos e manejos necessários para o sucesso na atividade, visando aumento da receita, redução de custos e otimização dos recursos junto aos produtores rurais para a maximização dos resultados.

AEAMAU
Foto: Gilmar Godoy Boeira, 2023.

O evento foi uma excelente oportunidade para atualizações sobre o manejo da cultura do trigo para alcançar altos rendimentos em um período atípico da normalidade climática, serviu ainda como oportunidade para consolidar e aprimorar conhecimentos, visto que os palestrantes acumulam vasta experiência sobre manejo de doenças em trigo e soluções de proteção de cultivos.

A Câmara Municipal de Vereadores do Município de Sertão, realizou no dia 23 de junho de 2023, Sessão Solene em Homenagem aos 40 anos da AEAMAU (Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai). O projeto de autoria dos vereadores Paulo Vicente Orso e Zenir Miguel de Gregori, sob a Presidência do Vereador Danilo Cadore, celebra o quadragésimo aniversário da AEAMAU, que foi fundada em 14 de outubro de 1983 pelos Engenheiros Agrônomos Ademar Armindo Gromann, Celso Pinheiro, Flávio Jorge Dalla Costa, Gilberto Petry, Ivan Guarienti, Leonir Luiz Lodea, Luiz Fernando Vasconcellos Silveira, Nelson Tadeu de Moura, Nilton Zago, Oscar Eugênio Boff, Roberto Bergamini e Rui Scalon.

AEAMAU
Foto: Câmara Municipal de Vereadores de Sertão, 2023. Representantes do poder Legislativo e Executivo municipal realizando a entrega da Homenagem ao Vice-Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira.

Durante o discurso, o vereador Paulo Vicente Orso, destacou a importância dos Engenheiros Agrônomos para o agronegócio nacional, regional e local, além da contribuição que a AEAMAU tem no desenvolvimento de seus associados e da sociedade regional, por meio de diversos eventos e campanhas que realiza visando o desenvolvimento.

AEAMAU
Foto: Câmara Municipal de Vereadores de Sertão, 2023. Representantes e associados da AEAMAU, do poder Legislativo e Executivo municipal celebrando a Homenagem recebida.

A foto acima está composta pelo vereador Fábio Gobbo, Diretor Administrativo Eng. Agr. Marlon Casanova, Conselheiro Fiscal Eng. Agr. Luiz Carlos da Silva, vereador Zenir Miguel de Gregori, Secretário Municipal de Administração Edinei Rodrigues Pavão, Enga. Agra. Cláudia Rossatto Franceschi, Eng. Agr. Marcos Antônio Gobbo, Eng. Agr. Tharles Saccardo Rocha, Vice-Presidente Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores - vereador Danilo Cadore, vereador Alexandre Didoné, vereador Paulo Vicente Orso, vereador Egídio Roque Novelli, Eng. Agr. Edgar Frank e o Vereador José Davi Trindade.

O Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles, agradece em nome de todos associados, ao Município de Sertão, através dos vereadores Danilo Cadore, Paulo Vicente Orso e Zenir Miguel de Gregori, pelo gesto de carinho, reconhecimento e importância que a AEAMAU tem no município. “Esta Homenagem recebida pela AEAMAU, fica para sempre em nosso coração e em nossa mente, lembrar da AEAMAU é lembrar das pessoas que a compõem e, ressalta a importância do papel do engenheiro agrônomo como cientista da área, desenvolvendo o agronegócio e melhorando a vida das pessoas.

A Câmara Municipal de Vereadores do Município de Estação, no dia 26 de junho de 2023, prestou Homenagem à AEAMAU (Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai) pelos seus 40 anos de fundação que acontece no dia 14 de outubro de 1983.


AEAMAU
Foto: Câmara Municipal de Vereadores de Estação, 2023. Representante do poder Legislativo municipal realizando a entrega da placa de homenagem ao Vice-Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira, juntamente com associados da AEAMAU.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Robson Alves dos Santos, em nome da Câmara Municipal de Vereadores de Estação, realizou a entrega da placa de homenagem aos 40 anos da AEAMAU ao Vice-Presidente da AEAMAU Eng. Agr. Gilmar Godoy Boeira, juntamente com o Sócio Fundador e representando os fundadores da AEAMAU, o Eng. Agr. Rui Scalon, representando os associados o Eng. Agr. Eugênio Telli e o Diretor Administrativo Eng. Agr. Marlon Casanova.
Para a AEAMAU, é com grande satisfação que contribuímos com todas as ações envolvendo a agropecuária e o agronegócio nos municípios de nossa área de atuação afirma o Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Ronaldo Meireles, estamos engajados em colaborar com o desenvolvimento e valorização da agropecuária.

AEAMAU
Foto: AEAMAU, 2023. Placa de homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Estação entregue em homenagem à AEAMAU.

O Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles, agradece em nome de todos associados, ao Município de Estação, através do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Estação, vereador Robson Alves dos Santos e aos demais vereadores, Cirilde Maria Braciak, Lírio Centofante, Gerson Antoniolli, Luiz Carlos Picolli, Vilson Luiz Triques, Ramires dos Santos, Vilmar Lima e Anderson Thomas, pelo gesto de carinho, reconhecimento e importância que a AEAMAU tem na região, assim como no município. “Esta Homenagem recebida pela AEAMAU, fica para sempre em nosso coração e em nossa mente, lembrar da AEAMAU, é lembrar e valorizar as pessoas que a compõem e, ressalta a importância do papel do engenheiro agrônomo como cientista da área, desenvolvendo o agronegócio e melhorando a vida das pessoas.

A AEAMAU foi representada pelo seu Presidente, o Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles no III Encontro Municipal de Vinho Artesanal, que aconteceu no dia 14 de junho de 2023 na Cidade de Sertão. Produzido pelos produtores rurais do Município de Sertão, o evento foi promovido pela Ascar/Emater e Prefeitura Municipal de Sertão, sendo a AEAMAU convidada a compor a como Avaliador Técnica (Categoria Gosto Popular), 11 exemplares de Vinho Branco e mais 13 exemplares de vinho Tinto.


AEAMAU
Fonte: Gilmar Godoy Boeira, 2023.

O evento tem como objetivo qualificar os vinhos artesanais produzidos para consumo familiar, fortalecendo a segurança alimentar por meio da qualidade, após a avaliação, foram divulgadas as avaliações, e premiado os vencedores de cada categoria do 1° aos 3° lugares.

Para a AEAMAU, é com grande satisfação que contribuímos com todas as ações envolvendo a agropecuária e o agronegócio nos municípios de nossa área de atuação afirma o Presidente da AEAMAU, Eng. Agr. Ronaldo Meireles, estamos engajados em colaborar com o desenvolvimento e valorização da agropecuária.

No dia 25 de maio de 2023, realizou-se o “Seminário de Bovinos de Leite” no Sindicato Rural de Sertão, o evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre extensionistas rurais, Engenheiros Agrônomos, agricultores e estudantes. O evento teve como objetivo qualificar ações voltadas para a criação dos animais, para o manejo e a produção leiteira, além da qualidade do leite. O evento completa 10 anos de realização, e nesta décima edição, contou com um público de 250 pessoas, dentre os quais produtores rurais, engenheiros agrônomos, demais técnicos da área, acadêmicos e lideranças, que ouviram debates e palestras dobre temas de grande relevância para as culturas do trigo e do milho, dentre elas sobre manejo e controle de pragas, doenças e plantas invasoras, análises climáticas, mercado, entre outros temas abordados.

O Eng. Agr. Oberdan Scolari que é extensionista rural da Emater, abordou os diferentes sistemas de produção e suas características, onde ressaltou que independente do sistema de produção adotado pelo produtor, o conhecimento, a higiene e o gerenciamento são fundamentais para o êxito na atividade. O extensionista chamou atenção ainda para importância do manejo adequado no sistema confinado para garantir o bem-estar animal, bem como a produção compatível com esta escolha. Segundo ele, outro fator importante que deve ser observado pelo produtor é o dimensionamento adequado do espaço para eficiência do sistema de confinamento. Scolari também falou sobre o sistema de produção à base de pasto.
AEAMAU
Fonte: AEAMAU, 2023.

A Med. Vet. Dra Andressa Stein Maffi do Senar palestrou sobre Qualidade do Leite. Ela destacou a importância do manejo sanitário do rebanho e procedimentos na higienização na ordenha para evitar doenças como a mastite, dentre outros procedimentos.
AEAMAU
Fonte: AEAMAU, 2023.

O Eng. Agr. Dr. Renato Serena Fontaneli, pesquisador da Embrapa Trigo abordou o tema "Métodos de pastejo para bovinos de leite", onde orientou o produtor a utilizar o período de inverno para produzir pasto mais barato e econômico para alimentação dos animais. Destacou ainda os cereais de inverno de duplo propósito, que além de produzirem grãos para alimentação humana, podem ser utilizados na alimentação animal. "Produzir pastagens com qualidade, baixo uso de mão de obra e com investimento inicial baixo estão entre os desafios da atividade".

O evento foi realizado pela AEAMAU, em parceria com a Emater/RS-Ascar, SENAR, Sindicato Rural de Sertão/Coxilha e EMBRAPA Trigo, com patrocínio da Sicredi e empresa Haramaq, além dos apoiadores da AEAMAU.

Em 28 de abril de 2023, realizou-se no Centro Comunitário Centenário, na cidade de Getúlio Vargas, o X Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, evento do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, que conta com o apoio de diversas organizações para a sua realização, dentre elas a AEAMAU, que segue contribuindo com o AGRO regional.

O evento completa 10 anos de realização, e nesta décima edição, contou com um público de 250 pessoas, dentre os quais produtores rurais, engenheiros agrônomos, demais técnicos da área, acadêmicos e lideranças, que ouviram debates e palestras dobre temas de grande relevância para as culturas do trigo e do milho, dentre elas sobre manejo e controle de pragas, doenças e plantas invasoras, análises climáticas, mercado, entre outros temas abordados.

AEAMAU
Fonte: X Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, 2023.

Durante a abertura do evento, o Prefeito Municipal de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento da agricultura e da economia regional e a história dos eventos ao longo dos 10 anos, enquanto o Presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, o Eng. Agr. Luiz Carlos da Silva, destacou o slogan do evento, que é “A informação que gera renda” e em seguida agradeceu a todos que em algum momento participaram do evento ao longo dos 10 anos, assim como a todos que de uma forma ou outra colaboraram para a realização de cada evento ao longo deste período, assim, com o objetivo de reconhecer pessoas e instituições parceiras que estiveram presentes ao longo desta caminhada desde a primeira edição, realizou-se a entrega de placas.

AEAMAU
Fonte: X Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, 2023.

O X Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho foi um sucesso, e consolida-se como o evento mais importante da região e um dos mais destacados do estado, pois objetiva levar conhecimento e informação para o campo, buscando emprego imediato para a geração de mais renda no agronegócio.

A AEAMAU juntamente com seus APOIADORES e demais PARCEIROS, realizaram no dia 23 de março, no Sindicato Rural de Sertão/Coxilha no município de Sertão, palestra técnica intitulada como “A cevada como alternativa econômica no período de inverno”, que foi ministrada pelo Gerente do Agro da Ambev de Passo Fundo, Sr. Mauri Antônio Bottini, que apresentou os resultados das últimas safras, com destaque para as questões especialmente de qualidade final da cevada e política comercial, que possibilitaram ótima rentabilidade ao produtor rural e viabilizaram financeiramente muitas propriedades rurais que cultivaram o grão. Ainda, durante a palestra, outros tópicos tiveram destaque, como na semeadura a qualidade de sementes e o seu tratamento, época de semeadura e velocidade da operação de semeadura, tratos culturais recomendados pela pesquisa e extensão rural, cuidados fitossanitários, colheita e armazenamento, comercialização entre outros, onde destacou também que a política de preços é definida ainda antes da semeadura da cultura, garantindo assim mais segurança e tranquilidade e transparência para todos.

AEAMAU
Foto: AEAMAU, março de 2023.
Com vagas limitadas a 45 participantes, estiveram presentes no evento Engenheiros Agrônomos, outros profissionais ligados a atividade de produção de cevada e produtores rurais. A AEAMAU realizou o evento em parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar do município de Sertão, Sindicato Rural de Sertão/Coxilha e com a Cervejaria Ambev.

Com a presença de um público de 120 pessoas entre Engenheiros Agrônomos, estudantes de Agronomia e produtores Rurais se realizou no dia 28 de fevereiro de 2022 às 20 h no Auditório do Centro Universitário da UNIDEAU em Getúlio Vargas o Encontro Técnico do Cultivo do Feijão com a Palestra: Alternativas para Altos Rendimentos, esta ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e Consultor Antônio Marques de Souza Neto da Cidade de Ponta Grossa do Paraná. Este abordou os principais fundamentos técnicos e gargalos da cultura, sobretudo da falta e uso de sementes Certificadas e no posicionamento correto da época de plantio. A Cultura do feijão já foi destaque na região nos em anos passados e que perdeu espaço em função do avanço cultivo da Soja, mas essa pode ser uma alternativa na região como segunda safra após milho usado como silagem. Mais uma ferramenta que pode ser usada como alternativa econômica finalizou o palestrante.

A promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai AEAMAU com Apoio do Centro Universitário Unideau de Getúlio Vargas.

AEAMAU
Palestrante e membros da direção AEAMAU
AEAMAU
Público Participante palestra técnica feijão.

A AEAMAU retomou a realização de ventos para o ano de 2023 já no dia 24 de janeiro, onde promoveu a palestra sobre Ecofisiologia da soja visando altos rendimentos. O palestrante da noite, Eng. Agr. Dr. Elmar Luiz Floss, abrilhantou o tema pela vasta experiência que possui como pesquisador, docente e especialista na área, visto ainda que neste período além da cultura da soja estar instalada nos campos de produção agrícola, ainda passamos por período de déficit hídrico, que está afetando severamente a espécie.

Durante o vento foram debatidas questões técnicas fundamentais para o sucesso na produção de soja, além de ressaltar alternativas para reduzir perdas decorrentes do déficit hídrico que atravessamos no momento, destacando técnicas, posicionamentos técnicos e manejos necessários para o sucesso na atividade, visando aumento da receita, redução de custos e otimização de recursos junto aos produtores rurais. Durante a explanação, o palestrante realizou uma análise crítica sobre o do papel profissional do Engenheiro Agrônomo no cenário de produção global e regional de alimentos, visando o aumento da performance de todos os stakeholders.

Para o Presidente da AEAMAU Prof. Ronaldo Meireles e público presente, o vento foi um sucesso, pois além de consolidar e aprimorar é também oportunidade para obter novos conhecimentos, pois o Prof. Dr. Elmar Floss acumula vastíssima experiencia acumulada ao longo de vários anos na produção da oleaginosa, além de conhecer com muita profundidade a área da fisiologia vegetal. O Prof. Ronaldo Meireles ressalta que “o público presente ganhou muito na noite hoje, pois além da explanação pelo palestrante sobre o tema, foi uma oportunidade para a trocar experiências e debater sobre situações que são gargalos no processo de processo de produção. Estamos buscando as melhores soluções para o sucesso do produtor na atividade produtiva e comercial em suas propriedades, objetivamos reduzir custos e melhorar os resultados no sistema de produção”.

AEAMAU
Foto: Gilmar G. Boeira, 2023

O Prof. Ronaldo Meireles, citou aos presentes o calendário de atividades até abril de 2023, e destacou o papel e a importância dos APOIADORES DA AEAMAU para a Associação e para a região de abrangência da Associação, agradeceu novamente os apoiadores de 2022 e anunciou que já tem vários outros desejosos de realizar o apoio em 2023 e outros que também já foram convidados a fazer parte deste grande trabalho que está sendo realizado. Nesta mesma noite de 24 de janeiro, após explanação pelo Presidente da AEAMAU sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Associação especialmente nos últimos quase nove meses, o Instituto de Ciências Agronômicas – INCIA, manifestou o interesse de somar-se como APOIADORA da AEAMAU já em 2023, “para nós da AEAMAU é uma alegria muito grande ter o Instituto de Ciências Agronômicas – INCIA como APOIADOR, o gesto demonstra que estamos no caminho certo na gestão da nossa Instituição, e expande novas possibilidades para a região” cita o Prof. Ronaldo Meireles.

A AEAMAU promoveu no dia 01 de dezembro de 2022, em Getúlio Vargas, juntamente com seus apoiadores, a IHARA, AMINOAGRO, SOMMA, AGÊNCIA SMART, SICREDI SUL MINAS, SARGS e CONFAEAB e em parceria com CREA-RS e SENGE-RS palestra sobre DESAFIOS E OPORTUNIDADES INTERINSTITUCIONAIS, objetivando sinergia de esforços entre as Entidades para o bem comum à todos, onde foi apresentado aos presentes as diversas oportunidades em que cada Entidade oferece para os profissionais e seus dependentes. Estiveram presentes representando o CREA-RS, a Gerente de Convênios e Relações Institucionais Eng. a Ftal Miriam Souza, pelo SENGE-RS o Vice-presidente Eng. Agr. José Luiz Azambuja, pela SARGS o Presidente Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera e, pela AEAMAU o Presidente Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles, onde, após a explanação de todos os palestrantes, os presentes puderam fazer perguntas aos palestrantes e sanar eventuais dúvidas existentes.

AEAMAU
Foto 1: AEAMAU, 2022, Participantes do evento INTEGRA AEAMAU – 2022; (da esquerda para a direita) Leonardo Gonçalves Cerra (SARGS), José Luiz Azambuja (SENGE-RS), José Artur Bortolini (2 0 Secretário da AEAMAU), Diane Terezinha Boscheto Bassanezi (1 0 Tesoureira da AEAMAU), Miriam Souza (CREA-RS), Ronaldo Bernardon Meireles (Presidente da AEAMAU), Gilmar Godoi Boeira (Vice-Presidente da AEAMAU) e Marlon Casanova (1 0 Secretário da AEAMAU).

Para o Presidente da AEAMAU, o evento simboliza não apenas a retomada mais intensa das atividades da Associação, simboliza muito além disso, simboliza a aproximação destas entidades entre si e em favor dos Associados da AEAMAU e seus dependentes; simboliza a sinergia de esforços em defesa e amparo da classe profissional e dos profissionais; simboliza a possibilidade de otimização de recursos humanos e materiais; simboliza a oportunidade de crescimento e desenvolvimento das entidades e das pessoas; simboliza mais oportunidade para todos e significa reconhecimento e apoio aos parceiros. Durante a apresentação, o Presidente da AEAMAU fez um resgate sucinto da AEAGV e agora AEAMAU, destacando alguns acontecimentos ao longo do período, especialmente deste ano e destacando alguns desafios do momento presente para a AEAMAU para vertiginosa expansão em 2023, além é claro das conquistas e ações realizadas neste ano, por fim o Presidente aclamou “acredito em cada um aqui presente e em cada Associado da AEAMAU, acredito que todos aqui presentes e unidos, possamos juntos transformar a realidade regional para os profissionais de agronomia”.

AEAMAU
Foto 2: AEAMAU, 2022, Participantes do evento INTEGRA AEAMAU - 2022.

Para o INTEGRA AEAMAU – 2022, foram convidados os Associados da AEAMAU e seus dependentes, os Apoiadores da AEAMAU no ano de 2022 (IHARA, AMINOAGRO, SOMMA, AGÊNCIA SMART, SICREDI SUL MINAS, SARGS e CONFAEAB) e os convidados especiais para o evento (CREA-RS, SENGE-RS e SARGS), onde após as apresentações foi servido o jantar para todos os presentes, onde puderam compartilhar de ótimos momentos juntos.

A AEAMAU, juntamente com o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura Municipal de Ipiranga do Sul, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Emater e Centro Universitário IDEAU, realizaram o IX FÓRUM NORTE GAÚCHO DA SOJA que é de propriedade do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, no município de Ipiranga do Sul. O evento foi realizado nos dias 26, 29 e 30 de agosto e contou com a participação de diversos palestrantes tratando sobre temas de grande relevância para a atividade, dentre os quais citamos a meteorologista Estael Sias que palestrou “La Niña segue influenciando o clima no estado nos próximos meses”, em seguido o Eng. Agr. Jorge Lemanski palestro sobre “Solos: artesania do manejo num agro de oportunidades” e no final da manha antecedendo a almoço o Economista Antônio da Luz palestrou sob o tema “Análise e perspectivas para o mercado o mercado da soja safra 2022/2023”. Na parte da tarde o Eng. Agr. Anderson Ferreira palestrou sobre o tema “Uso de bioinsumos em sistemas de produção e a última palestra presencial foi com o Eng. Agr. Eduardo Canova que proferiu sua palestra sobre “Intacta 2 Xtend: Novas ferramentas de manejo”. As demais palestras foram realizadas de forma remota online, tendo no dia 29 de agosto o Eng. Agr. Carlos A. Forcelini palestrando sobre o tema “Doenças da soja: como foram na última safra e o que esperar para 2022/2023” e por fim, a última palestra do evento foi no dia 30 de agosto, onde o Eng. Agr. Anderson Nunes palestrou sobre “Desafios e oportunidades no controle de plantas daninhas”. O evento já está consolidado e é um sucesso regional, a participação dos Engenheiros Agrônomos no evento já é certo e sempre em número expressivo, pois o evento trata de temas que são os principais gargalos na atividade de de produção da soja e sempre é oportunidade para reciclar com as últimas técnicas, tecnologias e conhecimentos a disposição para aumentar rendimentos e mitigar custos.

AEAMAU
Foto1: Maria Lúcia Carraro Smaniotto, agosto de 2022.

Nesta IX edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja, são patrocinadores do evento as seguintes organizações: Olfar, Bayer, Senar rio Grande do Sul, Pioneer, Sicredi, Cotrijal, Adubos Coxilha e Banco do Brasil “sem elas, o evento não teria o mesmo brilhantismo”, e como apoiadores da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, temos as seguintes organizações: AMINOAGRO, IHARA, AGÊNCIA SMART, SOMMA e Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul.

Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles
Presidente da AEAMAU

A Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, juntamente som o Sindicato Rural de Getúlio Vargas e demais parceiros realizaram o IX Fórum Norte Gaúcho do Trigo que aconteceu no dia 05 de agosto de 2022 no Sindicato Rural de Getúlio Vargas. O evento contemplou o programa Duas Safras no RS - mais produção o ano inteiro, os participantes assistiram as palestras focadas em discussões técnicas e de mercado a respeito da cultura do milho e da soja além do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP). No evento, o Superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, que destacou o momento vivido pela agropecuária gaúcha como oportunidade para o cenário interno e mundial, além do Chefe Geral da Embrapa Trigo o Eng. Agr. Dr. Jorge Lemanski de ressaltou a experiencia e expectativa de produção de trigo em no Brasil em especial na região sul, visando o autoabastecimento Brasileiro.

AEAMAU
Fonte: Rádio Sideral, 2022.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU, anteriormente denominada de Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas – AEAGV, segue participando como entidade realizadora do evento junto com outras entidades que também colaboram na produção dos Fóruns Norte Gaúcho que é de propriedade do Sindicato Rural de Getúlio Vargas. O Fórum visa trazer informações de grande relevância através de palestras, os assuntos são minunciosamente escolhidos com base nas demandas sugeridas pelos próprios participantes da edição anterior e ainda com os eventos mais relevantes identificados na safra anterior.

AEAMAU
Fonte: Ideau, 2022.
Os Fóruns seguem sendo um sucesso de público, consolidado já pela importância que representa para o setor da agricultura em toda a região norte gaúcha e grande parte do sul do Brasil.

AEAMAU
Fonte: Ideau, 2022.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU filiou-se à Sociedade de Agronomia de Rio Grande do Sul - SARGS em 22 de julho de 2022. A filiação a nossa Federação SARGS é um passo e um marco histórico mito importante, pois passamos a formalmente a pertencer além da Federação também a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil - CONFAEAB, que representam nossa classe profissional no Brasil e passamos ainda a compor também a Word Association Of Agronomist - WWA conhecida como IMIA, que é a Associação Mundial de Agrônomos. Parabéns à todos associados e apoiadores da AEAMAU, por mais esta conquista.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU fez doação de alimentos à AABB Comunidade de Sertão. Os alimentos doados foram obtidos através da campanha de arrecadação de alimentos realizada na noite da palestra do Analista de Mercado Claiton dos Santos, onde como forma de ingresso foi pedido a doação de alimentos não perecíveis. A AEAMAU e a AABB Comunidade agradecem todos pelos 70 kg de alimentos doados e pela colaboração em ajudar a quem precisa! Esta foi mais uma ação social da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai - AEAMAU junto à comunidade. A entrega foi realizada pelo Primeiro Secretário, o Eng. Agr. Marlon Casanova (à esquerda na foto), juntamente com o Vice- presidente o Eng. Agr. Gilmar Boeira para a representante da AABB Comunidade do município de Sertão Sra. Rosana Rossato e Vice-prefeito Sr. Valmir Bocalon.

AEAMAU

A AEAMAU promoveu juntamente com seus apoiadores e parceiros, uma palestra técnica sobre “GESTÃO COMERCIAL COMO FERRAMENTA DE RENTABILIDADE”. A palestra contou com a presença de 68 pessoas entre Engenheiros Agrônomos e produtores rurais, o evento aconteceu na noite de 17 agosto às 19:00 hora nas dependências do Sindicato Rural de Sertão/Coxilha, o palestrante foi com o Analista de Mercado Clayton dos Santos, o consultor destacou sobre a dificuldade do produtor rural compor média de preços elevado de seus produtos agrícolas como soja, milho e trigo (Commodities) na comercialização dos mesmos, pois inúmeras variáveis influenciam no preço final e o produtor rural normalmente é apenas um tomador de preços e não formador de preços. Por isso o mesmo precisa adotar uma Gestão Rural série e eficiente para gerenciar os seus custos de produção e ficar informado sobre o mercado agrícola para tomar as decisões mais assertivas na hora da venda da sua produção.

AEAMAU

Além da Associação dos Engenheiros Agrônomos Municípios de Alto Uruguai – AEAMAU, o Sindicato Rural de Sertão/Coxilha, o Senar, e a Ascar/Emater foram os realizadores do evento. A AEAMAU está orgulhosa com o APOIO da IHARA, SOMMA, AMINOAGRO, AGÊNCIA SMART e da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul – SARGS pelo compromisso com a AEAMAU em desenvolver o AGRO Brasileiro através dos seus associados.

AEAMAU

A Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU fez doação de alimentos ao Lar da Menina de Getúlio Vargas. Os alimentos doados foram obtidos através da campanha de arrecadação de alimentos realizada na noite da palestra do Dr. Mauro Antônio Rizzardi, onde como forma de ingresso foi pedido a doação de alimentos não perecíveis. A AEAMAU e o Lar da Menina agradecem todos pela colaboração em ajudar a quem precisa! Uma ação social da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai - AEAMAU junto à comunidade.

A entrega foi realizada pelo Primeiro Secretário, o Eng. Agr. Marlon Casanova, juntamente com o Presidente o Eng. Agr. Ronaldo Meireles e pelo Conselheiro Fiscal o Eng. Agr. Luiz Silva para a representante da entidade a Sra. Geni Bonalume.

AEAMAU

Primeiro evento realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai – AEAMAU foi um evento excelente, reuniram-se vários(as) colegas e futuros(as) colegas, a palestra sobre “Pré e pós-emergentes no trigo” foi ministrada pelo Professor Engenheiro Agrônomo Dr. Mauro Antônio Rizzardi, que discorreu sobre o tema trazendo várias atualizações sobre o tema, após a palestra foi oferecido um coquetel aos participantes.

AEAMAU

SEJA UM ASSOCIADO

Desfrute de todas as vantagens de ser um associado, clique e confira.

AEAMAU

Assoc. dos Engº Agrônomos dos Mun. do Alto Uruguai

Av. Borges de Medeiros n° 524
Centro - Cep: 99.900-000
Getúlio Vargas/RS - Brasil

Nosso Endereço

Av. Borges de Medeiros n° 524
Centro - Cep: 99.900-000
Getúlio Vargas/RS - Brasil

Contatos

Email: contato@aeamau.org.br
Whats: (54) 99908-0888
Tel: (54) 99908-0888

- .